SOBRE NÓS
O Manancial é uma instituição educacional sem fins lucrativos de caráter humanitário, beneficente e de assistência social que tem como dinâmica uma atuação educacional com projetos de contraturno escolar; familiar, com acompanhamento e apoio psicopedagógico; e de promoção da autonomia, com o Projeto de vida para preparação e encaminhamento profissional.
Pretende-se, a partir dessas abordagens educacional e de integração comunitária, melhorar a relação intra-familiar da comunidade; despertar potencialidades e sonhos para crianças e jovens sem perspectivas de futuro e em situação de extrema pobreza; incentivar e apoiar o desenvolvimento socioeconômico da comunidade de forma sustentável.
MISSÃO
Promover acesso e oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação fundamentada nos princípios éticos e cristãos gerando assim autonomia e transformação social.
VISÃO
Ser referência no município de Piraquara reconhecidos pela excelência dos processos educacionais direcionados as crianças, adolescentes e suas famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e risco.
VALORES
• Proteção da Família
• Amor ao Próximo
• Justiça Social
• Integridade e Transparência
• Inspiração no Cristianismo
NOSSA HISTÓRIA: IMPACTO SOCIAL
2009
2011
2014
O Projeto Social Manancial iniciou suas atividades sem estrutura física. A equipe contava com 03 voluntários para o projeto, promoviam-se atividades pedagógicas e educacionais.
Em 2011, realizou-se a compra do terreno e construção da estrutura física. Atividades realizadas 1 vez por mês, atendimento socioassistencial às famílias
Em setembro de 2014, o projeto ampliou-se para todos os sábados, e expandiu-se o convite nas na rede pública de ensino de Piraquara. Neste mês aconteceu a “tarde da alegria” onde toda a comunidade foi convidada.
2016
2017
2019
Em agosto de 2016, iniciaram as atividades de contraturno durante a semana, terça e quinta no período da tarde, e mantiveram-se as atividades do sábado. Destaca-se a busca ativa das famílias, apoio psicopedagógico e social. As oficinas abordaram atividades de formação de valores, educação artística e dança.
Em 2017, ampliaram-se as atividades de contraturno para manhã e tarde, na terça-feira e na quinta-feira, com oficinas: construindo valores, artes cênicas, artes e sucata. Durante o sábado acontece a oficina de formação ética e humana, com música, contação de história e recreação.
Em 2019 o Manancial tornou-se parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), recebeu prêmios e certificações nacionais e internacionais e celebrou 10 anos de caminhada atendendo cerca de 160 pessoas semanalmente.
2020
2021
2022
Em 2020, durante o período de pandemia, o Manancial foi considerado referência no atendimento emergencial de famílias em situação de risco, distribuindo toneladas de alimento, produtos de higiene e promovendo acesso aos direitos básicos, cursos online e as atividades para as crianças, enviadas semanalmente.
Em 2021 retornamos com o atendimento presencial às nossas crianças, adolescentes e famílias, respeitando todas as medidas sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde e da OMS. O Projeto Educar e Crescer tem funcionado de maneira reduzida, atendendo as crianças apenas uma vez por semana, ao invés de duas, como no plano de execução original. Continuamos com as entregas de cestas básicas para as famílias do Manancial, além de termos atendendo algumas pessoas de forma presencial, assim como algumas visitas domiciliares. O Conexão Com o Futuro funcionou em modo híbrido, sendo parte das aulas online e parte presencial. A matriz curricular foi toda adaptada para atender os adolescentes nesse novo tempo.
No ano de 2022 conseguimos finalmente voltar ao normal de fato. Os alunos do Educar e Crescer passaram a vir novamente duas vezes na semana, como antes da pandemia. No Programa Fortalecendo Bases já retornamos com as visitas domiciliares de rotina e a atender as famílias de forma mais próxima. Agora o Programa Conexão com o Futuro cedia um novo curso com os adolescentes, chamado Plantando Esperança, no qual eles passaram a vir às segundas e quartas-feiras e não somente aos sábados.